Miguel Cadilhe

Policy Paper 17. Esforço Fiscal excessivo em Portugal?

[Recurso eletrónico] “A matemática diz-nos que um acrescido PIB, só por si, e caeteris paribus, provoca um decrescido rácio de esforço fiscal de Frank (1959). E a economia diz-nos que assim é, mas que, em segunda leitura, devemos ir mais longe no bom e prevenido uso deste indicador – o que não é fácil, reconheça-se. Com o presente texto procuro lembrar e reforçar cautelas no uso do indicador (na verdade, nem eu estou certo de sempre haver explicitado, como devia, tais cautelas). Igualmente procuro retirar algumas ilações para Portugal.”
[Retirado da Introdução de Cadilhe, Miguel (julho 2021). “Policy Paper 17. Esforço Fiscal excessivo em Portugal?”. Institute of Public Policy. Lisboa]

Policy Paper 17. Esforço Fiscal excessivo em Portugal? Read More »

Miguel Cadilhe: Entrada no Montepio “é um gravíssimo desvio de natureza” da Santa Casa [Artigo Jornal Eco 6 fevereiro 2018]

[Recurso Eletrónico] Entrevista de Elisabete Felismino e Tiago Varzim a Miguel Cadilhe, intitulada “Miguel Cadilhe: Entrada no Montepio “é um gravíssimo desvio de natureza” da Santa Casa”, publicada no Jornal Eco a 6 de fevereiro de 2018.

Miguel Cadilhe: Entrada no Montepio “é um gravíssimo desvio de natureza” da Santa Casa [Artigo Jornal Eco 6 fevereiro 2018] Read More »

Miguel Cadilhe acha “um engano, uma quase deceção”, pacote fiscal do Governo para o interior [Artigo Jornal Expresso 16 julho 2018]

[Recurso Eletrónico] Entrevista de Ângela Silva a Miguel Cadilhe, intitulada “Miguel Cadilhe acha “um engano, uma quase deceção”, pacote fiscal do Governo para o interior”, publicada no Jornal Expresso a 16 de julho de 2018.

Miguel Cadilhe acha “um engano, uma quase deceção”, pacote fiscal do Governo para o interior [Artigo Jornal Expresso 16 julho 2018] Read More »

Miguel Cadilhe diz que aeroporto na Ota fica “definitivamente posto de lado” após estudo da ACP [Lusa 28 novembro 2007]

[Recurso eletrónico] “O economista Miguel Cadilhe defendeu hoje que a construção do novo aeroporto na Ota tem que ficar “definitivamente posta de lado” depois do estudo da Associação Comercial do Porto (ACP), que é “absolutamente consistente” e “conclusivo”.”
[Retirado do texto do autor, publicado a 28 de novembro de 2007 em Agência Lusa]

Miguel Cadilhe diz que aeroporto na Ota fica “definitivamente posto de lado” após estudo da ACP [Lusa 28 novembro 2007] Read More »

Scroll to Top

Concatedral de Miranda do Douro

A Catedral de Miranda do Douro surge no decurso da criação da Diocese em Miranda do Douro e respetiva elevação da vila a cidade no ano de 1545. O projeto insere-se na tipologia de Sés mandadas construir por D. João III, cujo investimento se reflete na escala da edificação, que se destaca entre a restante malha urbana. Com traça de Gonçalo de Torralva e Miguel de Arruda, as obras tiveram início em 1552. Deste período chegou ao presente o corpo da igreja, pelo que a fachada que hoje observamos resulta de uma campanha construtiva posterior. Classificada como Monumento Nacional desde 1910, é o símbolo maior de Miranda do Douro.