Associação Vale d’Ouro distingue ACEC e sete dos seus Associados

Na sua Gala mais recente, realizada na Régua a 4 de novembro de 2023, a Associação Vale d’Ouro entendeu distinguir sete Associados da ACEC, bem como a própria Associação:

Com a Distinção Vintage, a mais elevada das Distinções da Cale D’Ouro, por contributos notáveis, em várias frentes importantes, para o desenvolvimento regional, foram galardoados:

  • Dr. Miguel Cadilhe
  • Eng. Alberto Aroso

Com Menção Honrosa, por relevantes contributos para o desenvolvimento de Trás-os-Montes, foi galardoado:

  • Prof. João Sobrinho Teixeira

Com a Distinção Ruby, por relevantes contributos para o desenvolvimento de Trás-os-Montes, foram galardoados:

  • Dr. António Marquez Filipe
  • Eng. Jorge Nunes
  • Prof. Luís Ramos
  • Prof. Óscar Afonso

E ainda, com a Distinção Ruby, pelo seu contributo para a concretização da missão, objetivos e estratégia da Associação Vale d’Ouro, foi galardoada:

  • Associação Círculo de Estudos do Centralismo (ACEC)

A Direção da ACEC considera estes pequenos-grandes gestos decisivos para o cimentar da Rede de Instituições da Sociedade Civil que trabalham para o desenvolvimento de Portugal e congratula-se pelo público reconhecimento do trabalho da ACEC pela Associação Vale d’Ouro.

Sobre a Associação Vale d’Ouro: “A Associação Sociocultural Vale d’Ouro é uma entidade da economia social que atua na área cultural e social na região do Douro, Beira Alta e Trás-os-Montes com sede na vila do Pinhão, concelho de Alijó. Foi fundada em 24 de junho de 2008 e desde essa altura tem desenvolvido diversas atividades tais como organização de espetáculos e eventos culturais (teatro, música e dança), organização de conferencias, seminários e workshops, produção para rádio de diversos programas sobre a região, atividades desportivas. Mais recentemente tem-se destacada na defesa pela Linha do Douro e apresentou um estudo para a implementação de uma linha de Alta Velocidade entre o Porto e Madrid via Trás-os-Montes. Integra ainda na sua estrutura o Grupo de Teatro da Associação Vale d’Ouro (projeto cultural destinado sobretudo a camadas jovens da vila do Pinhão) e mais recentemente uma Academia de Futsal que proporciona contexto de formação até aos 16 anos e de competição nos escalões seniores. (…)”, retirado de associacaovaledouro.pt.

Scroll to Top

Concatedral de Miranda do Douro

A Catedral de Miranda do Douro surge no decurso da criação da Diocese em Miranda do Douro e respetiva elevação da vila a cidade no ano de 1545. O projeto insere-se na tipologia de Sés mandadas construir por D. João III, cujo investimento se reflete na escala da edificação, que se destaca entre a restante malha urbana. Com traça de Gonçalo de Torralva e Miguel de Arruda, as obras tiveram início em 1552. Deste período chegou ao presente o corpo da igreja, pelo que a fachada que hoje observamos resulta de uma campanha construtiva posterior. Classificada como Monumento Nacional desde 1910, é o símbolo maior de Miranda do Douro.