Atribuída nova bolsa da ACEC para apoio de estudos de mestrado

Informa-se que, sob proposta do júri do concurso para atribuição de bolsas, em processo concursal em tempo útil divulgado, a Direção da ACEC decidiu, em 6 de janeiro de 2025, atribuir uma bolsa de apoio à atividade de mestrado da Estudante Ana Amélia Rodrigues, que está a desenvolver o seu trabalho na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) sob a orientação da Professora Maria Isabel Gonçalves da Mota Campos.

O trabalho intitula-se “A Dimensão da pobreza nos Municípios das Terras de Miranda e o Rendimento Social de Inserção: Fatores Explicativos” e é a quarta bolsa de estudos que a ACEC atribui.

Scroll to Top

Concatedral de Miranda do Douro

A Catedral de Miranda do Douro surge no decurso da criação da Diocese em Miranda do Douro e respetiva elevação da vila a cidade no ano de 1545. O projeto insere-se na tipologia de Sés mandadas construir por D. João III, cujo investimento se reflete na escala da edificação, que se destaca entre a restante malha urbana. Com traça de Gonçalo de Torralva e Miguel de Arruda, as obras tiveram início em 1552. Deste período chegou ao presente o corpo da igreja, pelo que a fachada que hoje observamos resulta de uma campanha construtiva posterior. Classificada como Monumento Nacional desde 1910, é o símbolo maior de Miranda do Douro.