Defendida dissertação apoiada pela ACEC sobre Paisagem do Vinho e Enoturismo

A Dra. Joana dos Santos Patrocínio, que conquistou uma bolsa da ACEC de apoio à sua atividade de mestrado, defendeu com sucesso, no dia 27 de fevereiro de 2025, a sua dissertação no âmbito do Mestrado em Turismo e Hospitalidade da Universidade Portucalense Infante D. Henrique, subordinada ao tema “PAISAGEM DO VINHO E ENOTURISMO: O Enoturismo como estratégia de valorização territorial em Miranda do Douro”.

Foram suas Orientadoras as Professoras Doutora Helena Albuquerque e Doutora Isabel Vaz Freitas.

A Direção da ACEC dá os parabéns à Joana Patrocínio por este sucesso na sua vida de estudante e faz votos de que tenha uma vida profissional de igual sucesso.

Desde já se disponibiliza um resumo da dissertação, sendo que se disponibilizará o trabalho após o seu depósito na Biblioteca da Universidade.

Scroll to Top

Concatedral de Miranda do Douro

A Catedral de Miranda do Douro surge no decurso da criação da Diocese em Miranda do Douro e respetiva elevação da vila a cidade no ano de 1545. O projeto insere-se na tipologia de Sés mandadas construir por D. João III, cujo investimento se reflete na escala da edificação, que se destaca entre a restante malha urbana. Com traça de Gonçalo de Torralva e Miguel de Arruda, as obras tiveram início em 1552. Deste período chegou ao presente o corpo da igreja, pelo que a fachada que hoje observamos resulta de uma campanha construtiva posterior. Classificada como Monumento Nacional desde 1910, é o símbolo maior de Miranda do Douro.