Inauguração da exposição “Os Lusíadas na figuração de Levi Guerra” dia 8 de fevereiro de 2025 na BCD, em Miranda do Douro

Convida-se os interessados a participar na inauguração da exposição  “Os Lusíadas na figuração de Levi Guerra”, que terá lugar no dia 8 de fevereiro de 2025, na Biblioteca do Centralismo e Desenvolvimento (BCD), sediada no Arquivo Municipal de Miranda do Douro, pelas 16h00.

Trata-se da 14.ª realização desta importante Exposição desde a sua inauguração em 8 de março de 2018 na Reitoria da Universidade do Porto. Em tempo de celebração dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, esta exposição representa um notável contributo do Professor Levi Guerra para a nossa História Coletiva, que se dirige a adultos e jovens, particularmente a jovens do ensino secundário que estão em fase de contacto com ‘Os Lusíadas’, considerado o Maior Poema Épico da língua portuguesa, publicado em 1572, com o apoio do Rei D. Sebastião.

Nesta ocasião, prestamos justa homenagem ao Professor Levi Guerra, distinto Professor de Medicina e Médico, notável Poeta e Artista Plástico. 

Scroll to Top

Concatedral de Miranda do Douro

A Catedral de Miranda do Douro surge no decurso da criação da Diocese em Miranda do Douro e respetiva elevação da vila a cidade no ano de 1545. O projeto insere-se na tipologia de Sés mandadas construir por D. João III, cujo investimento se reflete na escala da edificação, que se destaca entre a restante malha urbana. Com traça de Gonçalo de Torralva e Miguel de Arruda, as obras tiveram início em 1552. Deste período chegou ao presente o corpo da igreja, pelo que a fachada que hoje observamos resulta de uma campanha construtiva posterior. Classificada como Monumento Nacional desde 1910, é o símbolo maior de Miranda do Douro.