É com profunda tristeza que a Direção da ACEC informa do falecimento do Eng. João Cravinho, tendo emitido a Nota de Pesar abaixo transcrita:
“A ACEC – Associação Circulo de Estudos do Centralismo recebeu, com profundo pesar, a notícia do falecimento de João Cravinho, figura marcante da vida pública portuguesa, cuja trajetória foi marcada pela integridade e compromisso com a justiça, a ética e o serviço ao país.
Engenheiro de formação, João Cravinho, nasceu em Angola a 19 de setembro de 1930, foi político multifacetado que exerceu os mais diversos e exigentes cargos públicos, tendo sido ministro em vários Governos. Ministro da Indústria e Tecnologia no IV Governo Provisório liderado por Vasco Gonçalves, em 1975. No XIII Governo Constitucional liderado por António Guterres, ocupou o cargo de ministro do Equipamento, Planeamento e Administração do Território. Foi deputado na Assembleia da República e deputado ao Parlamento Europeu, onde foi vice-presidente.
João Cravinho destacou-se como Homem de princípios, com uma carreira notável na política, na economia e na administração pública, onde assumiu sempre posições coerentes na luta contra a corrupção e contra o centralismo político e administrativo. A Direção da ACEC expressa a sua solidariedade e os mais sentidos pêsames à família e amigos.”
Neste lamentável contexto, divulga-se novamente o artigo do saudoso Eng. João Cravinho no ciclo de artigos promovido pela ACEC e pelo Jornal de Notícias (JN), no âmbito dum acordo iniciado e coordenado pelo Dr. Miguel Cadilhe.
