Prémios / Bolsas

Bolsas de estudo

Concursos a iniciar em breve

A ACEC atribui, anualmente, bolsas de estudo para estudantes de Mestrado.

  • Destinatários: São destinatários jovens investigadores(as) que estejam a frequentar um curso de mestrado numa instituição do ensino superior e investigação científica nacional e que estejam a desenvolver atividades enquadradas nas temáticas:
        • Assimetrias Territoriais e Políticas Redistributivas;
        • Políticas de Coesão e Gestão Territorial.
  • Montante: Cada bolsa terá a duração de um mês e receberá um apoio pecuniário total de 1000 euros, conforme o artigo n.º 7 do Edital.
  • Concurso: As informações relativamente a concursos serão colocadas neste endereço atempadamente.
  • Mais informações: Para mais esclarecimentos, contactar a ACEC (geral@acec.pt).

Prémios

Prémio Professor José da Silva Costa

Conforme devidamente divulgado, foi assinado no dia 19 de abril de 2023, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), um importante Acordo de Parceria entre a ACEC e a Associação dos Antigos Alunos da FEP (AAAFEP) para instituir o Prémio Professor José da Silva Costa, que encerra dois objetivos complementares:

    • Honrar a memória do Professor José da Silva Costa, que nos deixou em 28 de outubro de 2022, um brilhante e estimado Professor da FEP e Economista, que na sua continuada intervenção pública foi membro fundador e entusiástico apoiante da AAAFEP e membro fundador da ACEC;
    • Cultivar o notável exemplo de vida do Professor José da Silva Costa, dando-o a conhecer às novas gerações, através da promoção de incentivos para o desenvolvimento de atividade de investigação científica em temas da área da Economia.

O Prémio visa reconhecer trabalho científico de elevado mérito, desenvolvido por investigadores ou estudiosos em geral que tenham até 39 anos de idade, inclusive, à data de fecho do concurso, e destina-se exclusivamente a antigos alunos, professores e investigadores da FEP, independentemente de serem ou não associados da AAAFEP e/ou da ACEC. Este será atribuído pela ACEC nos termos do Acordo de Parceria ora assinado.

LISTA DE PREMIADOS:

A lista de laureados com o Prémio José da Silva Costa pode ser consultada aqui.

Scroll to Top

Concatedral de Miranda do Douro

A Catedral de Miranda do Douro surge no decurso da criação da Diocese em Miranda do Douro e respetiva elevação da vila a cidade no ano de 1545. O projeto insere-se na tipologia de Sés mandadas construir por D. João III, cujo investimento se reflete na escala da edificação, que se destaca entre a restante malha urbana. Com traça de Gonçalo de Torralva e Miguel de Arruda, as obras tiveram início em 1552. Deste período chegou ao presente o corpo da igreja, pelo que a fachada que hoje observamos resulta de uma campanha construtiva posterior. Classificada como Monumento Nacional desde 1910, é o símbolo maior de Miranda do Douro.