Realizada cerimónia de atribuição de bolsa de apoio a mestrado

No dia 8 de novembro de 2025, realizou-se, pelas 15h30, nas instalações da Biblioteca do Centralismo e Desenvolvimento (BCD), a cerimónia pública de assinatura do ‘Acordo de atribuição de uma bolsa de apoio a atividade de mestrado‘, Bolsa Município de Miranda do Douro, à estudante Ana Amélia Rodrigues, estando a ACEC representada neste ato pelo seu Presidente, Professor Sebastião Feyo de Azevedo.

A Sra. Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Dra. Helena Barril, honrou a cerimónia com a sua presença, tendo várias outras personalidades participado na mesma.

O trabalho da Estudante insere-se no Mestrado em Economia da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e subordina-se ao tema “A Dimensão da Pobreza nos Municípios das Terras de Miranda e o Rendimento Social de Inserção: Fatores Explicativos”, decorrendo sob a supervisão da Professora Maria Isabel Gonçalves da Mota Campos.

A concessão desta que é a quarta bolsa atribuída pela ACEC foi aprovada em reunião da Direção da ACEC de 6 de janeiro de 2025, na sequência de concurso público aberto por Edital de 6 de outubro de 2024, nos termos dos Estatutos da ACEC e do Regulamento para atribuição de Bolsas para Mestrado em vigor.

À Estudante Ana Amélia Rodrigues, a Direção da ACEC deseja as maiores felicidades para este importante passo da sua carreira.

Scroll to Top

Concatedral de Miranda do Douro

A Catedral de Miranda do Douro surge no decurso da criação da Diocese em Miranda do Douro e respetiva elevação da vila a cidade no ano de 1545. O projeto insere-se na tipologia de Sés mandadas construir por D. João III, cujo investimento se reflete na escala da edificação, que se destaca entre a restante malha urbana. Com traça de Gonçalo de Torralva e Miguel de Arruda, as obras tiveram início em 1552. Deste período chegou ao presente o corpo da igreja, pelo que a fachada que hoje observamos resulta de uma campanha construtiva posterior. Classificada como Monumento Nacional desde 1910, é o símbolo maior de Miranda do Douro.