Apresentado o manifesto “Reformar o Sistema Eleitoral: Renovar a Democracia”, em Miranda do Douro

Realizou-se no passado dia 21 de fevereiro de 2025, no Auditório Municipal de Miranda do Douro, uma Sessão Pública de Apresentação e Debate do Manifesto “Reformar o Sistema Eleitoral: Renovar a Democracia”.

O Manifesto foi lançado em 3 de julho de 2024, decorrente de uma iniciativa do IPP-Institute of Public Policy – Lisbon, presidido pelo Professor Paulo Trigo Pereira. Contou, à data do seu lançamento, com a assinatura de 25 personalidades de diversos setores políticos e geográficos e deu origem a um projeto que se desenvolverá durante o ano de 2025.

Está neste momento a decorrer um processo de auscultação nacional, no qual se insere a presente Sessão. A conferência foi organizada conjuntamente pela Câmara Municipal de Miranda do Douro, pela ACEC e pelo IPP. Presidiu a Sra. Presidente da Câmara, Dra. Helena Barril, teve como orador o Professor Paulo Trigo Pereira e contou com a moderação do Presidente da ACEC, Professor Sebastião Feyo de Azevedo.

Scroll to Top

Concatedral de Miranda do Douro

A Catedral de Miranda do Douro surge no decurso da criação da Diocese em Miranda do Douro e respetiva elevação da vila a cidade no ano de 1545. O projeto insere-se na tipologia de Sés mandadas construir por D. João III, cujo investimento se reflete na escala da edificação, que se destaca entre a restante malha urbana. Com traça de Gonçalo de Torralva e Miguel de Arruda, as obras tiveram início em 1552. Deste período chegou ao presente o corpo da igreja, pelo que a fachada que hoje observamos resulta de uma campanha construtiva posterior. Classificada como Monumento Nacional desde 1910, é o símbolo maior de Miranda do Douro.