Aprovadas as primeiras bolsas ACEC de apoio a estudos de Mestrado

A Direção da ACEC aprovou a 27 de julho as duas primeiras bolsas de apoio a atividade de mestrado, na sequência de concurso aberto até 30 de junho de 2023, conforme devidamente publicitado, sendo que foram atribuídas:

  • Uma bolsa para a Dra. Ana Matilde da Silva Gomes e Castro, a desenvolver os seus estudos de mestrado na Universidade Portucalense Infante D. Henrique, sob a orientação da Prof.ª Isabel Freitas: “Paisagens Patrimoniais da Água como Recurso Turístico para o Desenvolvimento Regional“;
  • Uma bolsa para a Arq. Susana Andreia Mendes de Andrade, a desenvolver os seus estudos de mestrado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), sob a orientação da Prof.ª Maria Leonor Botelho: “Colecção: Linha do Sabor: Paisagem com Memória“.

As candidatas já declararam aceitar as bolsas, estando prevista uma cerimónia presencial simples para formalização das bolsas no início de setembro, a qual será devidamente anunciada.

Scroll to Top

Concatedral de Miranda do Douro

A Catedral de Miranda do Douro surge no decurso da criação da Diocese em Miranda do Douro e respetiva elevação da vila a cidade no ano de 1545. O projeto insere-se na tipologia de Sés mandadas construir por D. João III, cujo investimento se reflete na escala da edificação, que se destaca entre a restante malha urbana. Com traça de Gonçalo de Torralva e Miguel de Arruda, as obras tiveram início em 1552. Deste período chegou ao presente o corpo da igreja, pelo que a fachada que hoje observamos resulta de uma campanha construtiva posterior. Classificada como Monumento Nacional desde 1910, é o símbolo maior de Miranda do Douro.