Audição Pública no Parlamento Europeu no dia 24 de Abril de 2023

Future challenges for the rail infrastructure: Single European Track Access charges and investments needed towards decarbonisation

A Audição Pública de dia 24 de Abril de 2023 no Committee on Transport and Tourism do Parlamento Europeu contou com a participação de:
• Alberto AROSO, expert on railway infrastructure
• Professor Andrew SMITH, University of Leeds
• Alberto MAZZOLA, Executive Director of the Community of European Railway and Infrastructure Companies (CER)
• Berthold FRIEß, Director General of the Ministry of Transport from the German State of Baden-Württemberg.
A abertura contou com a presença de Karima DELLI, Chairwoman TRAN Committee e contou com os comentários de Sandro SANTAMATO, head of Unit C3, DG MOVE European Commission.

O tema da apresentação do associado Alberto Aroso incidiu na importância eficiência energética na ferrovia, e do papel que a mesma tem e terá no caminho da descarbonização da economia.

O setor dos transportes foi o único que, desde 1990, aumentou as emissões de gases com efeito estufa, contribuindo a ferrovia para 0,4% do valor total. Este valor poderá aumentar se não se trabalhar as ineficiências, uma vez que a procura crescente colocará muita pressão no sistema ferroviário, Serão essenciais intervenções ao nível de todo o sistema para se conseguirem resultados que podem atingir valores da ordem dos 25% de poupanças de consumo de energia.

Desde o aparecimento do comboio, a procura para aumentar a capacidade, a velocidade e reduzir o consumo dos comboios foi sempre contínua, o que nem sempre aconteceu nas infraestruturas em que, em muitas delas, os traçados se mantém praticamente inalterados desde meados do século XIX e inicio do século XX. Será essencial a existência de estratégias que incluam intervenções cirúrgicas nos traçados com vista à diminuição do consumo de energia e aumento das cargas transportadas, com redução dos custos operacionais. Será com estas estratégias que se alcançará o desejado e necessário aumento da atratividade do modo ferroviário, o qual será, conjuntamente com as vias navegáveis, a espinha dorsal do sistema de mobilidade de toda a Europa.

O Programa da Audição Pública, bem como as Apresentações e os Curricula dos oradores poderão ser descarregados aqui.
A apresentação poderá ser vista na íntegra aqui.

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Concatedral de Miranda do Douro

A Catedral de Miranda do Douro surge no decurso da criação da Diocese em Miranda do Douro e respetiva elevação da vila a cidade no ano de 1545. O projeto insere-se na tipologia de Sés mandadas construir por D. João III, cujo investimento se reflete na escala da edificação, que se destaca entre a restante malha urbana. Com traça de Gonçalo de Torralva e Miguel de Arruda, as obras tiveram início em 1552. Deste período chegou ao presente o corpo da igreja, pelo que a fachada que hoje observamos resulta de uma campanha construtiva posterior. Classificada como Monumento Nacional desde 1910, é o símbolo maior de Miranda do Douro.