Comunicação de resultados: Prémio Professor José da Silva Costa

Divulga-se um comunicado conjunto da Associação Círculo de Estudos do Centralismo (ACEC) e da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Economia do Porto (AAAFEP) relativo à divulgação dos resultados da 1ª Edição do Prémio Professor José da Silva Costa.

Assim, o Prémio Professor José da Silva Costa 2024 é atribuído ao trabalho “Non-linear effects of fiscal decentralization on efficiency: An application to the education and health sectors”, da autoria de Pedro Maurício Gouveia Pais Correia.

Por outro lado, atribuiu-se uma menção honrosa ao trabalho “Porque é que algumas cidades são mais inteligentes e sustentáveis do que
outras? – o panorama português”, da autoria de Marta Sousa Brenha.

Scroll to Top

Concatedral de Miranda do Douro

A Catedral de Miranda do Douro surge no decurso da criação da Diocese em Miranda do Douro e respetiva elevação da vila a cidade no ano de 1545. O projeto insere-se na tipologia de Sés mandadas construir por D. João III, cujo investimento se reflete na escala da edificação, que se destaca entre a restante malha urbana. Com traça de Gonçalo de Torralva e Miguel de Arruda, as obras tiveram início em 1552. Deste período chegou ao presente o corpo da igreja, pelo que a fachada que hoje observamos resulta de uma campanha construtiva posterior. Classificada como Monumento Nacional desde 1910, é o símbolo maior de Miranda do Douro.