Eixo Atlântico apoia ligação ferroviária Porto-Zamora-Madrid via Trás-os-Montes

O Eixo Atlântico apoia ligação ferroviária Porto-Zamora-Madrid via Trás-os-Montes

A decisão foi conhecida durante a Reunião da Comissão Executiva do Eixo Atlântico, que aconteceu esta quinta-feira (13 de abril) na Sala de Atos do Município de Bragança.

Vários Municípios, não só de Trás-os-Montes e Alto Douro, mas também da área metropolitana do Porto, têm defendido uma ligação ferroviária que cumprisse o objetivo que o governo tinha definido – a ligação das capitais de distrito, no caso particular de Vila Real e Bragança, e a ligação a Espanha. Além de várias premissas que a favorecem, Bragança tem uma linha de alta velocidade a 40km, do outro lado da fronteira, e faz todo sentido que o Plano Nacional Ferroviário possa ser implementado de forma efetiva no território, fomentando a ligação entre dois Países”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias.

O Eixo Atlântico entende que estas propostas apresentadas pelos municípios portugueses ontem, na reunião da Comissão Executiva, têm todo o sentido, uma vez que terão um impacto positivo no desenvolvimento da região Norte. Durante a reunião, foi ainda definido dar início a um processo de debates no âmbito do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular relativamente a estas propostas, bem como a elaboração de pareceres técnicos que servirão de base à negociação e reivindicação da Alta Velocidade em Trás-os-Montes.

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Concatedral de Miranda do Douro

A Catedral de Miranda do Douro surge no decurso da criação da Diocese em Miranda do Douro e respetiva elevação da vila a cidade no ano de 1545. O projeto insere-se na tipologia de Sés mandadas construir por D. João III, cujo investimento se reflete na escala da edificação, que se destaca entre a restante malha urbana. Com traça de Gonçalo de Torralva e Miguel de Arruda, as obras tiveram início em 1552. Deste período chegou ao presente o corpo da igreja, pelo que a fachada que hoje observamos resulta de uma campanha construtiva posterior. Classificada como Monumento Nacional desde 1910, é o símbolo maior de Miranda do Douro.