Prémio Capo Circeo 2023 – Profº António Adão da Fonseca

Professor António Adão da Fonseca foi agraciado em Roma, no passado dia 30 de março, com o Prémio Capo Circeo 2023

Professor António Adão da Fonseca, professor Emérito da Universidade do Porto e Associado Fundador da ACEC  foi agraciado em Roma, no passado dia 30 de março, com o Prémio Capo Circeo 2023, na vertente  ‘Projeto de Grandes Obras’.

Importa realçar que este Prémio, que vai na sua XXXIX Edição, não distingue propriamente a técnica da engenharia. Bem mais do que a técnica, distingue a projeção e dimensão cultural da atividade de personalidades a nível mundial. 

Podem os leitores apreciar a dimensão deste Prémio nas duas notícias que se anexam (Notícia 1, Notícia 2), mas particularmente na Apresentação que o Professor Adão da Fonseca fez, que fala por si.

Mais do que nunca, em tempos muito difíceis, é bom poder divulgar notícias como esta.

Scroll to Top

Concatedral de Miranda do Douro

A Catedral de Miranda do Douro surge no decurso da criação da Diocese em Miranda do Douro e respetiva elevação da vila a cidade no ano de 1545. O projeto insere-se na tipologia de Sés mandadas construir por D. João III, cujo investimento se reflete na escala da edificação, que se destaca entre a restante malha urbana. Com traça de Gonçalo de Torralva e Miguel de Arruda, as obras tiveram início em 1552. Deste período chegou ao presente o corpo da igreja, pelo que a fachada que hoje observamos resulta de uma campanha construtiva posterior. Classificada como Monumento Nacional desde 1910, é o símbolo maior de Miranda do Douro.