Prémio Professor Doutor José da Silva Costa

Acordo de Parceria entre AAAFEP – Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Economia do Porto e ACEC – Associação Círculo de Estudos do Centralismo
para atribuição do Prémio Professor José da Silva Costa

Da esquerda para a direita: Professor Óscar Afonso, Diretor da FEP, Vice-Presidente da ACEC; Dr. Carlos Nunes, Presidente da AAAFEP; Dr. Carlos Costa, irmão do Professor José Costa; Dra. Rosa Costa, Esposa do Professor José Costa; Professor Sebastião Feyo de Azevedo, Presidente da ACEC; Dr. Miguel Cadilhe, Presidente da Assembleia Geral da ACEC.

Realizou-se no passado dia 19 de abril, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto a assinatura de um Acordo de Parceria entre a ACEC e a AAAFEP que encerra dois objetivos complementares:

  • Honrar a memória do Professor José da Silva Costa que nos deixou em 28 de outubro de 2022, um brilhante e estimado Professor da FEP e Economista, que na sua continuada intervenção pública foi membro fundador e entusiástico apoiante da AAAFEP e membro fundador da ACEC;
  • Cultivar o notável exemplo de vida do Professor José da Silva Costa, dando-o a conhecer às novas gerações, através da promoção de incentivos para o desenvolvimento de atividade de investigação científica em temas da área da Economia.
    O Prémio será atribuído pela ACEC nos termos do Acordo ora assinado e de Regulamento próprio também já acordado, que será divulgado conjuntamente com o Edital de Lançamento do acordo e do Regulamento próprio a que alude a Cláusula 2.ª.
    O Prémio visa reconhecer trabalho científico de elevado mérito, desenvolvido por investigadores ou estudiosos em geral que tenham até 39 anos de idade, inclusive, à data de fecho do concurso.
    O Prémio destina-se exclusivamente a antigos alunos, professores e investigadores da FEP, independentemente de serem ou não associados da AAAFEP e/ou da ACEC.
    O Ato de Assinatura foi testemunhado pela Esposa, pela Filha e pelo Irmão do Professor Silva Costa, por representantes dos Órgãos Sociais da FEP, da AAAFEP e da ACEC, bem como ainda por um número muito significativo de Antigos Alunos da FEP.
Scroll to Top

Concatedral de Miranda do Douro

A Catedral de Miranda do Douro surge no decurso da criação da Diocese em Miranda do Douro e respetiva elevação da vila a cidade no ano de 1545. O projeto insere-se na tipologia de Sés mandadas construir por D. João III, cujo investimento se reflete na escala da edificação, que se destaca entre a restante malha urbana. Com traça de Gonçalo de Torralva e Miguel de Arruda, as obras tiveram início em 1552. Deste período chegou ao presente o corpo da igreja, pelo que a fachada que hoje observamos resulta de uma campanha construtiva posterior. Classificada como Monumento Nacional desde 1910, é o símbolo maior de Miranda do Douro.