Publicado o relatório do Grupo Independente de Especialistas de Alto Nível sobre o Futuro da Política de Coesão da UE

Através do Prof. Nuno Oliveira Pinto, Associado da ACEC, tomou-se conhecimento do relatório “Forging a sustainable future together: cohesion for a competitive and inclusive Europe“, um documento do Grupo Independente de Especialistas de Alto Nível sobre o Futuro da Política de Coesão e promovido pela Comissão Europeia.

Este grupo foi criado pela Comissária Elisa Ferreira, responsável pela Coesão e Reformas, e o seu relatório avalia a política de coesão da União Europeia (UE), deixando recomendações para uma atuação mais próspera e de convergência.

Cohesion Policy is the prime investment policy of the European Union (EU). It is designed to promote harmonious progress, advancing economic, social and territorial development throughout the Union by channelling investments into regions with lower levels of development and/or specific vulnerabilities (i.e., persistent structural challenges). Its investments are crucial to the EU’s competitiveness both locally and on a broader scale. They address key structural bottlenecks faced by EU regions, to enable achievement of the EU’s primary economic and social objectives. (…)”

O relatório é de caráter público, pelo que pode ser lido, integralmente, aqui.

Scroll to Top

Concatedral de Miranda do Douro

A Catedral de Miranda do Douro surge no decurso da criação da Diocese em Miranda do Douro e respetiva elevação da vila a cidade no ano de 1545. O projeto insere-se na tipologia de Sés mandadas construir por D. João III, cujo investimento se reflete na escala da edificação, que se destaca entre a restante malha urbana. Com traça de Gonçalo de Torralva e Miguel de Arruda, as obras tiveram início em 1552. Deste período chegou ao presente o corpo da igreja, pelo que a fachada que hoje observamos resulta de uma campanha construtiva posterior. Classificada como Monumento Nacional desde 1910, é o símbolo maior de Miranda do Douro.