Sugestões de leitura

“Regionalização e Descentralização em Portugal: Reforma do Estado, Aprofundamento da Democracia e Desenvolvimento”, editado por José Cadima Ribeiro

O Dr. José Cadima Ribeiro, Membro da ACEC, editou, recentemente, o livro intitulado “Regionalização e Descentralização em Portugal: Reforma do Estado, Aprofundamento da Democracia e Desenvolvimento“, constituindo uma comunicação de todo relevante para a missão da ACEC.  Esta obra pode ser lida, em acesso aberto, neste endereço.

“Regionalização e Descentralização em Portugal: Reforma do Estado, Aprofundamento da Democracia e Desenvolvimento”, editado por José Cadima Ribeiro Read More »

“Lisbonne, Porto et le “désert” Portugais?”, um artigo de Bianchi de Aguiar

O Dr. Bianchi de Aguiar, Membro Fundador da ACEC, publicou, recentemente, o artigo intitulado “Lisbonne, Porto et le “désert” Portugais?”, na revista Population&Avenir, subordinado ao tema em epígrafe, constituindo uma comunicação de todo relevante para a missão da ACEC.  Este pode ser lido neste endereço.

“Lisbonne, Porto et le “désert” Portugais?”, um artigo de Bianchi de Aguiar Read More »

“O Mistério do Excedente Orçamental Desaparecido”, um artigo de Óscar Afonso

O Dr. Óscar Afonso, Vice-Presidente da ACEC, publicou, recentemente, o artigo intitulado “O Mistério do Excedente Orçamental Desaparecido“, na Secção Opinião do Jornal Expresso, em 27 de setembro de 2023. Considera-se este artigo relevante para uma reflexão sobre políticas públicas e Orçamento de Estado.  “Se as contas publicas registarem, efetivamente, um excedente orçamental em 2023,

“O Mistério do Excedente Orçamental Desaparecido”, um artigo de Óscar Afonso Read More »

“Da Desigualdade Social à Desigualdade Escolar nos Municípios de Portugal”, um estudo patrocinado pela EDULOG

O estudo “Da Desigualdade Social à Desigualdade Escolar nos Municípios de Portugal“, patrocinado pela EDULOG Fundação Belmiro de Azevedo e da autoria de L.C. Nunes, P. Carneiro, P. Freitas,  M.E. Nunes, A. Chaves e S. Cal, foi publicado recentemente. Este é de acesso aberto e pode ser lido neste endereço.

“Da Desigualdade Social à Desigualdade Escolar nos Municípios de Portugal”, um estudo patrocinado pela EDULOG Read More »

“Tão cedo as pessoas não vão ficar melhor. Não se iludam”, entrevista de Óscar Afonso ao jornal ECO

Óscar Afonso, Vice-Presidente da ACEC e recém-empossado diretor da Faculdade de Economia do Porto, diz que “é uma desgraça a economia crescer tão pouco” e que o centralismo pressiona a “baixa produtividade” do país. A entrevista, da autoria de António Larguesa, pode ser lida na íntegra no Jornal ECO – Economia Online.

“Tão cedo as pessoas não vão ficar melhor. Não se iludam”, entrevista de Óscar Afonso ao jornal ECO Read More »

8.º Relatório sobre a Coesão: A coesão na Europa no horizonte de 2050

De três em três anos, em conformidade com as disposições do Tratado, a Comissão Europeia publica um relatório que apresenta uma visão global da coesão social, económica e territorial na União Europeia (UE), utilizando uma vasta gama de indicadores, como a prosperidade, o emprego, os níveis de educação, a acessibilidade e a governação. O 8º

8.º Relatório sobre a Coesão: A coesão na Europa no horizonte de 2050 Read More »

Miguel Cadilhe, Prefácio ao livro “Crónicas sobre o Douro… e outros temas” de Luís Braga da Cruz

Neste Prefácio, o seu Autor fala, naturalmente, sobre alguns momentos comuns e marcos da atividade do Professor Luís Braga da Cruz na sua relação com o rio Douro, mas fala igualmente no país centralizado que é Portugal, citando e usando o 8.º relatório europeu sobre Coesão, também disponível neste Portal da ACEC, e enunciando os

Miguel Cadilhe, Prefácio ao livro “Crónicas sobre o Douro… e outros temas” de Luís Braga da Cruz Read More »

Biblioteca digital sobre Assuntos Europeus disponibilizada pelo Professor Nuno Gama de Oliveira Pinto

O Professor Nuno Gama de Oliveira Pinto disponibilizou, aos Associados da ACEC, uma Biblioteca Digital (consultável online) com trabalhos sobre Assuntos Europeus. Este espólio, alojado na Biblioteca do Centro de Informação Europeia Jacques Delors, em Lisboa, passará, também, a fazer parte da Biblioteca do Centralismo e do Desenvolvimento da ACEC.

Biblioteca digital sobre Assuntos Europeus disponibilizada pelo Professor Nuno Gama de Oliveira Pinto Read More »

Scroll to Top

Concatedral de Miranda do Douro

A Catedral de Miranda do Douro surge no decurso da criação da Diocese em Miranda do Douro e respetiva elevação da vila a cidade no ano de 1545. O projeto insere-se na tipologia de Sés mandadas construir por D. João III, cujo investimento se reflete na escala da edificação, que se destaca entre a restante malha urbana. Com traça de Gonçalo de Torralva e Miguel de Arruda, as obras tiveram início em 1552. Deste período chegou ao presente o corpo da igreja, pelo que a fachada que hoje observamos resulta de uma campanha construtiva posterior. Classificada como Monumento Nacional desde 1910, é o símbolo maior de Miranda do Douro.